segunda-feira, 19 de maio de 2008

Democratização dos Meios de Comunicação


Atualmente no Brasil, os donos de emissoras de radiodifusão vivem um momento muito tranqüilo, no ano passado, as concessões foram renovadas para os próximos quinze anos e a população sequer foi consultada sobre a decisão votada no parlamento.
É complicado pensar em um país democrático de fato, quando toda a imprensa nacional está centralizada na mão de seis famílias, além disso, a maioria delas tem “mídias cruzadas”, ou seja, possuem mais de uma modalidade de mídia, um mesmo grupo domina rádio, TV, jornal e revista.
No Paraná, e em Foz do Iguaçu a situação é exatamente a mesma. Basta abrir o jornal para ver estampado, em todas as páginas, a hipocrisia do jogo de interesses políticos e econômicos voltado para defender um pequeno grupo burguês. Prova concreta disso é que 15 geradoras de TV e 131 retransmissoras no estado são controladas por políticos, isso equivale a 41% da mídia estadual.
As concessões de radiodifusão são renovadas a cada quinze anos. Para a renovação as empresas devem declarar seus interesses ao Ministério das Comunicações, depois a Casa Civil da Presidência da Republica assina a renovação por meio de decreto e encaminha para o Congresso Nacional, no Congresso, o primeiro passo é ser avaliada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados (CCTCI), depois, o processo é enviado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CDJC). Passa pelo Senado e então é analisada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática. Se o pedido é aprovado também nessa comissão do Senado, finalmente o processo volta para a Casa Civil, onde o presidente publica o decreto que oficializa a renovação da concessão.
Normalmente, todo esse processo deveria ser feito em no máximo um ano. Mas não é assim que acontece. No caso de rádios o processo chega levar sete anos para ser aprovado. Isso se deve ao fato de que aproximadamente 100 parlamentares, entre Câmara de Deputados e Senado, são ligados à radiodifusão.
Desses 100 parlamentares envolvidos, 53 deputados e 27 senadores possuem diretamente algum veículo de comunicação, 40 geradoras de televisão da Rede Globo são dominadas por políticos, 128 geradoras de outras transmissoras também são manipuladas por interesses políticos. Em 2004, dez deputados votaram na renovação de suas próprias TV´s, de 80 membros da Comissão de Ciência e Tecnologia 16 são ligados diretamente a alguma emissora de rádio ou TV, 1202 autorizações de rádios comunitárias dadas entre 1999 e 2004 são controladas por grupos partidários.
Em Foz do Iguaçu os dois jornais da cidade pertencem a empresários. O Gazeta do Iguaçu pertence ao Ermínio Gatti, dono também da empresa de Transporte Coletivo, Viação Itaipu. É um tanto estranho que no jornal dele nunca apareça nenhuma notícia voltada aos interesses da população, não? O Jornal do Iguaçu, a rádio 97,7 FM e a Foz TV, pertencem à Rosicler Hauagge do Prado, que por sinal também é dona de uma rede de colégios e de uma faculdade. “Normal” que as matérias sejam censuradas e manipuladas a seu favor.
Não podemos achar “normal”, a manipulação da mídia a favor de pequenos grupos burgueses, e muito menos, achar normal o monopólio dos meios de comunicação da cidade. Os canais de TV não são nem um pouco diferentes, exemplo claro é o fato de a TV Tarobá pertencer à família Muffato, dona também de uma rede de supermercados.
Já passa da hora de nós enquanto jovens politizados e formadores de opinião começarmos debater sobre as concessões e autorizações de radiodifusão. Porque essas três famílias supracitadas dominam os meios de comunicação de uma cidade inteira de parte de uma região? Porque os jovens não têm participação no processo de discussão sobre as autorizações? Porque não temos uma rádio ou uma TV comunitária? Todas essas questões devem ser amplamente discutidas. As decisões sobre um bem tão valioso como a comunicação deve ter sim, consulta e aprovação popular. Somos nós que sabemos o que queremos e o que precisamos ler, ouvir e assistir todos os dias. Estamos cientes da manipulação existente nos nossos meios e comunicação e devemos lutar por uma participação direta nesse processo, através de Conferências municipais, estaduais e nacionais sobre Democratização dos Meios de Comunicação.
Se os meios de comunicação atendem às necessidades do povo, o futuro nos pertence!



7 comentários:

Daniel Abreu disse...

Esse comunistas sempre com o mesmo papo. dizendo que a culpa é da tv de seus poucos votos
Talvez realmente seja verdade, o interreçante é que niguem defende as Conseções como estão diretamente, se fosse feito um debate sobre o assunto o outro lado falaria coisas como ativimos radical, tevemos proteger a liberdade de expreção
O correto era deichalos lah
E criar canais até preencherem os 70 numeros da minha televisão, e assim talvez todos continuacem a assistir globo, mas talvez não, de qualker forma você e eu deve apenas fazer o seguinte, desligue a tv, cancele a assinatura a cabo, pague uma banda larga, e tenha o meio de comunicação mais perto do democratico possivl

Daniel Abreu disse...

mariana talvez eu realmente me expresse mau (alem de escrever mau pacas tambem, obrigado pelo compreenção)
mas nunca disse que você não está certa em dizer que a tv e os meios de comunicação são completamente inrregulares
porem o que eu quis dizer que os poucos debates que eu vi sobre isso, que quem defende a tv não tem argumentos alem de tentar dizer simplimente que é ativismo politico ou criticas diretas ao critico, mas porem pensando na liberdade de expreção acredito que o ke deve ser feito é sim a abertura dos canais em larga escala, apesar que eu também acredito que a tv está em uma verdadeira queda conforme almenta o nivel de usuarios de internet.
ou seja
globo, é imperialista, manipuladora e tendenciosa
outros meios de comunicação, a grande part tambem
se fosse votado em peblicito a consseção da globo, a globo ganha naum tenha duvida
oque é nesseçario, a democratização dos meios de comunicação como tv's publicas, tv's comunitarias bancada pelo estado, até tv's ativistas politicas pelos partidos, ou seja de todos os generos até no mesmo estilo da globo (por mais que seja manipuladora), mas a ideia é que assim os meios de comunicação fiquem democraticos

mas se vc não entende o que eu escrevo fazer o que, pessoa que se ofende faciu, apenas não se feche em um posição apesar de ter essa posição tambem acredito que pode ser feito algo mais ideias podem surgi, mas neo-liberais e comunistas tinham que ter direito de ter canais defendendo suas causas.
se acabasse a consseção da globo eu iria aplaudir, mas isso não mudaria muita coisa, apenas os alvos de criticas
não sei se fui claro pra você, mas por um acaso eu não tenho tempo pra assistir tv, e quando tenho tempo prefiro utilizar a internet para assistir o ke é de meu interreçe realmente que normalmente não é transmitido pela tv, alem de que pra mim entreterimento é estar junto a outras pessoas conversando entre outras coisas que não tem muito a ve com tv, pra mim hoje em .
uma campanha mais urgente é a do projeto de lei que modifica a programação de algumas tv para que aja uma programação mais nacional partindo com um minimo de "eu acho" 5% que visa alcançar 50% ou seja todo e qualquer canal da tv aberta ou paga tera ke ter pelomenos 50% da programação de produção nacional.

mas, nem falo nada

Daniel Abreu disse...

num pode nem enche o saco hoje em dia

Luciana disse...

Olha a Mary falando mal da empresa onde ue trabalho véééélho
uiasdhiusadhiusadhuiash



Enfim, não esqueça que temos uma tv comunitária que é??? do Nakad, sempre presente ai nas candidaturas...
suadhuiasdhuisahduuisad
De qualquer forma de comunitária só tem o nome mesmo, mas é isso ae mary vamos tomar o Ministério das Comunicações



\o/
Jornalistas pró liberdade
ausdhiusahsuaidhuisahusiahusaidh

Luciana disse...

Que que o outro ali ta falando
ele trabalha pro GOVERNO
uiasdhuiashduiashuisahuisahduisahsda

Claudio Siqueira disse...

:]

Tobias Mota Lopes disse...

Oi Mari,
gostei do seu texto, estás
escrevendo muito bem e seu blog tá
show.
Parabéns!
Todo Império cai,pelo menos é o que dizem, né? O imperador já se foi, quem sabe a vez do Império esteja próxima?